O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou instrução normativa que estabelece regras para sua atuação em relação a acordos de leniência, firmados pela Controladoria-Geral da União (CGU). As normas detalham a participação do Tribunal no início e no fim das negociações, bem como depois da assinatura dos acordos. O TCU contribuirá com a CGU enviando informações que possam ser relevantes para as negociações, incluindo detalhes sobre processos em curso na Corte de Contas que possam ser objeto delas.
A instrução é fruto de grupo de trabalho constituído a partir do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado em 2020 pelo TCU, CGU, Advocacia-Geral da União (AGU) e Ministério da Justiça e Segurança Pública, sob coordenação do Supremo Tribunal Federal (STF).
O objetivo é que a atuação coordenada do TCU e da CGU confira maior segurança jurídica aos envolvidos, fortalecendo o acordo de leniência como instrumento negocial para resguardar o interesse público atingido por infrações previstas na Lei Anticorrupção.
Acesse aqui para ler na íntegra: https://ir.tcu.gov.br/8a4