A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) iniciou nesta terça-feira consulta pública sobre a revisão da Resolução ANP nº 36/2007, que trata da certificação de conteúdo local no setor de óleo e gás. O mercado poderá se manifestar sobre a regra até 14 de fevereiro.
A revisão tem por objetivo um maior detalhamento do texto, eliminando lacunas que hoje podem ser encontradas, além de buscar atender a algumas demandas do mercado. As principais mudanças propostas envolvem a possibilidade de certificação como conteúdo local de bens sob o REPETRO, desde que tenham uma parte fabricada no Brasil, e de atividades de manutenção de sondas de perfuração e embarcações estrangeiras, desde que realizadas em estaleiros brasileiros com incorporação de bens e serviços locais. A minuta permite, também a certificação por família de produtos e de serviços seriados, após aprovação prévia da ANP.
As contribuições à audiência pública podem ser feitas no formulário disponível no site da ANP, onde também está disponível a minuta de Resolução: http://www.anp.gov.br/?pg=63639